A Psicanálise e o Altar da Ciência
Vamos todos, corram, entre na fila, vamos orar e nos ajoelhar no altar da ciência! Essa que para alguns é uma espécie de Deus a ser cultuado e adorado. Essa ciência que em sua História já falou que raças superiores existem, que inventou o tratamento por lobotomia e choque elétrico para tratar os ditos loucos. A ciência erra e errou muito. Esse Deus ciência não é absoluto e perfeito, mas é necessário para a vida humana em alguma medida.
A ciência ajuda a manter e a prolongar a vida, mas essa já gerou muita morte. Temos que lembrar que a bomba atômica é ciência pura. A deidade ciência, até o final do século vinte, acreditava que a homossexualidade era doença, sendo que na década de 30 do século vinte, o pai da psicanálise afirmou que a homossexualidade não era doença e que por não ser uma doença não poderia existir um tratamento ou uma cura. Disse isso em carta para uma mãe que queria "tratar" e "curar" o seu filho homossexual.
Hoje em dia temos uma verdadeira tempestade de gafanhotos que criticam a psicanálise, dizendo que essa não é científica. Mas me parece que essa talvez seja a maior qualidade dela. Ela não se curva a esse Deus ciência, que tem o poder de dizer o que é bom e o que não é, o que é válido ou não. O campo da psicanálise é outro, é o da especulação, assim como também é o campo da Filosofia, que também não é ciência, mas que criou a própria ciência.
A Psicanálise não é ciência, ela trabalha no singular, não dialoga com a universalidade, não te promete cura comprovada por uma determinada dose de remédios, esses comprimidos que deixam os donos dos laboratórios cada vez mais ricos. A psicanálise é uma teoria que pode afetar a singularidade de cada pessoa de maneiras diferentes na empreitada da existência. A Psicanálise é um campo teórico e prático poderoso para experienciar e pensar o mundo.
Gabriel de Lima (@filo.analise)

Comentários
Postar um comentário