O que é o amor para você?


O amor é um sentimento que serviu de combustível para músicas, poemas e assassinatos ao longo da História da Humanidade. Muitas vezes o amor é tido como algo divino e maravilhoso, mas a psicanálise nos mostrou que nada é divino e muito menos maravilhoso. Não existe satisfação absoluta em nada, muito menos em uma relação amorosa, nem mesmo nessas relações o gozo pode ser absoluto, pois o gozo absoluto é impossível.


Se prestarmos atenção em nosso cotidiano, veremos que o amor que nos venderam nos filmes de Hollywood e nas igrejas, simplesmente não existe. Não existe um felizes para sempre que se apresente de forma a priori, muito menos príncipe e princesa encantada, não existe um ser divino. Somos todos humanos, demasiadamente humanos.


 O que existe nesse sentimento que chamamos de amor é um encontro de singularidades que em algum momento da vida se chocaram em um encontro de pontos de uma grande rede e desse momento em diante resolveram coexistir compartilhando o mesmo ponto da rede. É importante lembrar que essa coexistência pode ser renovada ou não. Como somos devir eterno, nossa subjetividade se transforma em cada momento que a alteridade se apresenta. 


Essa percepção do amor é libertadora, pois quebra com a ideia do amor como obrigação, e nos transporta para uma concepção de querer estar ali, de querer repartir momentos e participar do cotidiano e da vida do outro. Nos mostra que amar é nutrir a singulardade do outro e viver em confluência.


Gabriel de Lima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog